A Amazon Web Services, o AI e o Research Group da Microsoft anunciaram ontem uma nova interface de aprendizado profundo de código aberto chamada Gluon, desenvolvida conjuntamente pelas empresas para permitir aos desenvolvedores “protótipo, construção, treinamento e implantação de modelos sofisticados de aprendizagem de máquinas para a nuvem, dispositivos na aplicativos de ponta e móveis “, de acordo com um anúncio divulgado pelas empresas.
O aprendizado profundo envolve o treinamento de um computador para reconhecer padrões ou desbloquear insights com base em um conjunto de regras para analisar um enorme conjunto de dados.
Como você poderia esperar, este é um processo extremamente complicado e demorado que exige muita habilidade. As empresas Cloud oferecem formas de acelerar o processo, mas é necessária uma quantidade razoável de habilidades para obter resultados significativos.
E a maioria dos desenvolvedores de software interessados em incorporar tecnologia de aprendizado profundo em suas aplicações não tem quase a quantidade de conhecimento em mão na AWS ou na Microsoft; muito menos a experiência combinada. A Gluon dará a esses desenvolvedores uma maneira de aproveitar essa experiência sem ter que investir quase tanto tempo e esforço para entender como usar técnicas de aprendizado de máquina.
O Gluon permite que os desenvolvedores escrevam sistemas de aprendizagem profunda na popular linguagem Python e aproveitem modelos de aprendizado profundo desenvolvidos pela Microsoft e pela AWS. Isso facilita o funcionamento e muito mais fácil ajustar esses modelos para as necessidades específicas de um aplicativo. Os desenvolvedores interessados em aprender mais sobre a tecnologia podem verificar Gluon aqui.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, e o CEO da Amazon, Jeff Bezos, falaram sobre colaborar na Summit CEO da Microsoft no ano passado, e os executivos reconheceram após o anúncio de Alexa-Cortana que talvez não seja a última parceria entre eles. Microsoft Azure e AWS competem agressivamente na nuvem, mas sob o Nadella, a Microsoft fez um ponto de parceria estrategicamente com seus rivais.
“A Amazon é uma empresa muito impressionante”, disse Nadella no GeekWire Summit nesta semana. “O que Jeff e sua equipe fizeram é algo que eu admirai há muito, e acho que há muito o que podemos aprender. De fato, a boa notícia é que, entre a Microsoft e a Amazon, temos muita polinização cruzada de talentos, e acho que é útil para essa região, a propósito, algo que o Vale do Silício sempre teve “.