O Google confirmou oficialmente nesta última semana, que vai suspender o projeto de smartphones modulares, Project Ara, mesmo com a promessa de entregar ainda em 2016, modelos desenvolvidos para desenvolvedores.
A revelação bombástica veio de um porta-voz da companhia, que foi confirmada pelo site Venture Beat, e reforçados pelo The Verge e Reuters, que afirmaram que o chefe de hardware da Google, Rick Osterloh, disse que o projeto na verdade não foi cancelado, mas sim suspenso, para posteriormente ajeitar a linha de produtos da empresa, que alguns consideram um pouco desorganizada no momento.
O Project Ara e seu desenvolvimento
Não é a primeira vez que o Project Ara sofre modificações em seu projeto. Em 2015, quando de fato seria testado, a companhia cancelou alegando que teria de cortar custos e resolver problemas técnicos evidentes nos aparelhos pilotos.
Após isso, muito se discutiu sobre o lançamento do Projeto, se seria realmente lançado ou deixado no esquecimento. No primeiro semestre de 2016, o Google revelou detalhes e levantou os ânimos dos mais entusiasmados com o projeto. Segundo a companhia, os primeiros smartphones do Project Ara, seriam entregues aos desenvolvedores para testes ainda em 2016, entre Setembro e Dezembro, o que de fato não acontecerá.
O que é o Project Ara?
O Project Ara torna possível a expensão dos smartphones para outros componentes externos que podem ser facilmente encaixados. Por exemplo; Se você comprar um smartphone do Project Ara, e não estiver satisfeito com a câmera, você poderá simplesmente comprar um módulo de câmera (uma parte encaixável com a câmera inclusa), e trocar a câmera do smartphone por um novo módulo. Segundo informações internas, seria possível a troca do processador, memória RAM, som, sensores de segurança como os de impressão digital e vários outros componentes, apenas por módulos.
Confira o vídeo de demonstração do Project Ara;