A Microsoft lançou recentemente o Hololens, dispositivo de realidade aumentada da companhia que interage por meio de hologramas. Ao inovar com o dispositivo trazendo jogos de realidade aumentada com uma interação ‘homem-personagem’ incrível, a Microsoft agora vai apostar em teletransporte em tempo-real, batizado pela empresa de Holoportation.
O Holoportation funciona dependendo de várias câmeras em 3D para a captura da pessoa e de objetos que estiverem no cenário e em vários ângulos, levando então a imagem para o Hololens de um amigo. Quando os dois usuários utilizam o dispositivo, a interação do teletransporte é perfeito. O amigo “levado para a casa do outro” estará com a ajuda do Hololens “teletransportado”, e o amigo que ficou em sua casa poderá interagir com o seu amigo em tamanho e tempo real.
Confira o vídeo em inglês que mostra como funciona o Holoportation:
Ainda que esteja em estado inicial de desenvolvimento, podemos perceber uma tecnologia bastante madura, mas com poucos problemas como uma certa lentidão e falta de exatidão nos detalhes dos hologramas teletransportados, mas como é algo relativamente novo e impressionante, faz com que os problemas visuais passem despercebido.
Devemos notar também que a tecnologia não depende exclusivamente do Hololens para seu funcionamento e que instalar um punhado de câmeras 3D em sua sala necessariamente para isso seria tanto que incômodo, inclusive o valor do produto pode ser bem alto. O interessante mesmo seria se a Microsoft utiliza-se o próprio Kinect do Xbox que consegue ler a imagem da pessoa a transmiti-la virtualmente, e a empresa já deve ter pensado nisso. O problema de se utilizar um Kinect para a tecnologia Holoportation, é que, o Kinect não consegue capturar em todos os ângulos como o conjunto de múltiplas câmeras utilizado.
A Microsoft está próxima de seu evento anual para desenvolvedores, a Build 2016 que acontece do dia 30 de Março ao dia 1 de Abril em São Francisco, CA. Algumas novidades como Live Tiles interativas devem ser apresentadas no evento, e claro, possíveis apresentações de novas funções do Hololens que começa a ser enviado a partir do dia 30 de Março aos desenvolvedores que adquiram o dispositivo.