O Windows 10 Mobile continua sendo alvo de muitas críticas. O sistema tem baixa adesão de usuários, além de uma loja de aplicativos consideravelmente inferior se comparado ao número de aplicativos disponíveis na loja de seus concorrentes – Android e iOS.
Mesmo com tantos pontos críticos, as atualizações ainda continuam e mostram que o Windows 10 Mobile continua vivo e melhorando. Com a insatisfação dos usuários, o setor mobile da Microsoft gastou grande parte do tempo melhorando aplicativos e serviços do sistema, alcançando o melhor tempo desde sua criação.
Por que o Windows 10 Mobile vive seu melhor tempo?
Desde o lançamento do Windows para dispositivos móveis, diversos aplicativos problemáticos passaram pela loja. Quem é ou foi um usuário do sistema, consegue se recordar muito bem de aplicativos populares e diversos outros incomuns que priorizavam apenas o básico de suas funções. No entanto, isso mudou. Hoje, a Microsoft opta mais por qualidade do que, esporadicamente, necessidade.
Até o ano passado, milhões de usuários reclamavam de bugs constantes e bastante semelhantes, além de problemas de instabilidade, falta de aplicativos importantes como o Facebook e Messenger, câmera com atrasos e diversos outros problemas em aplicativos.
Com o passar do tempo, pudemos perceber mudanças consideráveis e mais aplicativos, principalmente os oficiais do Facebook.
Facebook demonstra atenção ao sistema
Desde que o Facebook resolveu dar atenção ao Windows 10 Mobile, diversos aplicativos sofreram melhorias drásticas como o Instagram, que ganhou uma repaginada nos últimos meses, sendo constantemente atualizado também para o Windows 10 Mobile.
O Whatsapp é exemplo de aplicação Universal
Quem não poupa esforços em dar atenção ao Windows 10 Mobile, Android e iOS simultaneamente, é a equipe do Whatsapp. Em um passado distante, o Whastapp só se importava, prioritariamente, com usuários do Android e iOS.
Recentemente, o Whatsapp já trouxe diversas novidades primeiramente ao Windows 10 Mobile, como as chamadas de vídeo, que embarcaram ao Whatsapp Beta do Windows 10 Mobile semanas antes das plataformas concorrentes.
O sistema também recebeu novidades, como o Whatsapp Status, lançado no mesmo dia para todas as plataformas.
Twitter abusa de plataforma Universal
Além do Facebook e Instagram desenvolverem aplicativos simultâneos para Windows 10 e Windows 10 Mobile, quem também entrou nessa jogada foi o Twitter.
Facilitando o desenvolvimento, desenvolvedores podem criar aplicativos que funcionem no computador e no celular ao mesmo tempo, como um site que se auto-redimensiona ao mudar o tamanho das telas.
Aplicativos com Maestria e sistema cada vez mais bonito
O que mais chama atenção nas modificações do Windows 10 Mobile, são as mudanças dos aplicativos do sistema.
Nos últimos meses, aplicativos como o Groove Música mudaram sua interface radicalmente, tornando-os mais agradáveis ao uso, e com cada vez menos bugs.
A galeria também mudou; Os usuários sempre pediram, desde à migração do Windows Phone para o Windows 10 Mobile, uma galeria com tema branco.
A Microsoft atendeu ao pedido e, nas últimas semanas, além de receber tema branco, a galeria eliminou diversos bugs e falhas, além de tornar o aplicativo mais rápido – o que ainda era extremamente lento para abrir imagens.
Podemos dizer que a Galeria, batizada de “Fotos”, conquistou sua versão final.
Um sistema cada vez mais personalizável
Na chegada de novos aplicativos e na repaginada dos que já existem, o usuário tem cada vez mais liberdade para modificar o telefone,
A tela inicial já foi o ponto mais fraco do sistema, no entanto, isso mudou desde o Windows Phone 8.1, que permitiu papéis de parede personalizados acima das live tiles. No Windows 10 Mobile, os wallpapers ganharam ainda mais liberdade, ficando atrás das tiles, de todo o menu e barra da central de ações.
E aquela história de que Windows 10 Mobile não tem aplicativos?
Bom, não devemos nunca generalizar, uma vez que os aplicativos que servem para um usuário podem não servir para outro e vice-versa, mas sempre tem aquele aplicativo popularmente conhecido que faz falta.
Aplicativos como o Youtube, Tinder e Gmail tem excelentes opções de terceiros na loja e, muitas vezes, esses terceiros superam e muito os aplicativos originais. Exemplo disso é o “6tin” – aplicativo do Tinder para o Windows 10 Mobile, criado por terceiros que tem funções premium em outros sistemas mas que funcionam gratuitamente na plataforma da Microsoft.
A Loja do sistema mudou radicalmente após a ascensão do Windows 10 Mobile. É bem provável que, em alguns anos, todos esqueçam essa história de “Windows Phone não tem aplicativos”. No entanto, é necessário que a Microsoft mantenha seu empenho e trabalhe cada vez mais pelo sistema e por mais aparelhos no mercado.