A Sony e o seu velho cachorrinho
Os rumores ficaram certos: a Sony está reiniciando seu cão robô, a Aibo , anunciando um novo botão de quatro patas alimentado por AI com a mesma marca, mas cantos mais arredondados e características faciais visíveis para kawaii extra, incluindo um par de expressivos olhos de cachorrinho.
Tecnologia de aprendizagem profunda, câmeras de olho de peixe e uma série de outros sensores incorporados permitem que a Aibo detecte e analise sons e imagens para que ele possa aprender e responder ao seu ambiente e interagir com seu proprietário, pelo que parece ser menos, bem, robótico.
A Sony afirma que o comportamento adaptativo da Aibo inclui a possibilidade de procurar ativamente seus donos; detectar palavras de louvor; sorrisos; arranhões de cabeça e costas; petting, e mais.
Graças às câmeras incorporadas, você também pode instruir a Aibo para tirar uma foto para você – se você quiser uma visão de olho de cachorro de você / sua vida doméstica.
“A AI da Aibo aprende das interações com seus donos e desenvolve uma personalidade única ao longo do tempo”, escreve. “Além disso, com a permissão de seus proprietários, aibo pode coletar dados dessas interações, depois se conectar à nuvem e acessar o conhecimento acumulado a partir de interações entre os diferentes proprietários e seus aibo para tornar-se ainda mais inteligente”.
Então, basicamente, se você estiver confortável, instale uma câmera de roaming, microfone e dispositivo de detecção de localização em sua casa projetado para assistir todas as suas ações, ouvir o que você está dizendo e fazer o upload de toda essa informação na nuvem para produzir novas instruções de programação então o dispositivo muda como ele age ao seu redor em uma pantomima de inteligência – este pode ser o animal de estimação artificial para você.
Alternativamente, você poderia fazer como Sebastian Thrun e se tornar o orgulhoso proprietário de um cachorrinho da vida real.
Mas se as linhas sem cabelo de Aibo e os cheiros de plástico estão derretendo seu coração, então prepare-se para conquistar alguns ienes sérios: o próprio robô Aibo tem um preço de 198.000 JPY (~ $ 1.735), mas você também precisa de um plano de assinatura para se conectar ao serviço da nuvem que funciona AI da Aibo.
Um plano de subscrição básico de três anos custa 2.980 JPY (US $ 26) por mês (ou ~ $ 790 se você paga de frente para os três anos completos).
Parece também que a Sony está limitando o lançamento da Aibo em seu mercado doméstico – pelo menos por enquanto. Aceita pré-encomendas para a Aibo a partir de hoje, através do seu site, mas não será enviado até janeiro de acordo com a Reuters.
Os proprietários do bot pet também podem acessar uma loja Aibo através do aplicativo complementar para desembolsar ainda mais dinheiro para comprar truques adicionais. Adicionar em acessórios de hardware também estão na ardósia, como um osso de brinquedo com um preço “tentativo” de ~ $ 26.
O hardware do dispositivo
A Sony também oferece um novo plano de assistência opcional, que oferece aos proprietários da Aibo um desconto de 50% nas tarifas de reparação em caso de mau funcionamento ou danos e 50% em “cheques e inspeções”, por US $ 15 por mês. (Presumivelmente, se você quiser fingir que está levando seu animal de estimação para o veterinário).
A bateria da Aibo é boa para duas horas de atividade antes que ele precise de uma recarga no tapete de carregamento (demorando três horas para ser completamente carregada).
Sob o seu capuz de plástico branco, o bot é alimentado por uma CPU Quad-Core de 64 bits e está embalando LTE e Wi-Fi: rádios IEEE 802.11b / g / n para conectividade.
Na frente das partes móveis, o robopup tem 22 graus de liberdade. Enquanto seus olhos são compostos por duas telas OLED, permitindo assim que o novo Aibo tenha uma variedade de aparência de cachorrinho.
A lista completa de sensores embutidos dentro do bot são:
2 Câmeras (Câmera frontal, câmera SLAM)
4 Microfones
Sensor ToF
2 Sensores PSD Sensor
sensível sensível a pressão / sensor capacitivo (Sensor traseiro)
Sensor tátil de tipo capacitivo (Sensor de cabeça, sensor de mandíbula)
Sistema de detecção de 6 eixos (aceleração de 3 eixos gyro / 3 eixos ) × 2 (Cabeça, Torso)
Sensor de movimento Sensor de
luz
4 almofadas de pata
O Aibo original foi colocado em venda em 1999, com a Sony enviando cerca de 150 mil dos robôs antes da produção ter cessado em 2006.
O presidente da Sony, Kazuo Hirai, falou em um evento de lançamento para o reinício da Aibo robopup: “Foi uma decisão difícil parar o projeto em 2006, mas continuamos o desenvolvimento em IA e robótica.
“Perguntei aos nossos engenheiros há um ano e meio para desenvolver a Aibo porque acredito firmemente que robôs capazes de construir relacionamentos amorosos com as pessoas ajudem a realizar a missão da Sony”.