Pode parecer estranho, mas, sim, existe uma camisa que pode fazer procedimentos capazes de rastrear até os sinais vitais dos astronautas – e também das pessoas ‘comuns’.
A camisa é chamada de Astroskin Bio-Monitor System e foi desenvolvida pela Carré Technologies, de Quebec, no Canadá. A empresa assinou um contrato multimilionário com a Agência Espacial Canadense (CSA) para desenvolver a camisa em 2016, de acordo com a Air & Space Magazine.
Além disso, vale ressaltar que a camisa chegou ao espaço em dezembro de 2018, onde o astronauta canadense David Saint-Jacques experimentou a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Sensores instalados no tecido da camisa inteligente e uma faixa de acompanhamento medem tudo, desde a temperatura da pele e pressão arterial até a taxa de respiração e os níveis de oxigênio no sangue.
Funciona como uma espécie de assistente que acompanha o funcionamento do organismo avisando ao seu portador sobre possíveis mudanças no funcionamento biológico do ser humano.
A camisa não funciona sozinha. Para isso, ela vem com um smartphone e um aplicativo para sincronização de dados. Dessa forma, as informações rastreadas pela camiseta são transferidas para um departamento de controle, que fica aqui mesmo na Terra, e serão utilizadas para análise de dados com o objetivo de melhorar cada vez mais o bem-estar dos astronautas e dos próprios habitantes do planeta que também utilizarem essa tecnologia.
O app
O aplicativo é um forte aliado da camisa inteligente da Carré Tecnologies, uma vez que ele permite ao usuário acompanhar todos os dados em tempo real, bem como ajudar os desenvolvedores a melhorá-lo, já que os dados gerados no aplicativo são sincronizados junto ao departamento de tratamento de informações da empresa responsável pela tecnologia.
A camisa inteligente e o bio-monitoramento
A ideia é tornar mais fácil e eficiente rastrear os sinais vitais dos astronautas na ISS. Dispositivos médicos como eletrocardiógrafos, manguitos de pressão arterial e sensores de atividade são “disruptivos e demorados”, de acordo com uma declaração oficial da CSA. A Hexoskin espera tornar a camisa inteligente disponível para todos os astronautas que estiverem a bordo da ISS.
Só para astronautas?
Não, não é exclusivamente para uso no espaço. A camisa também pode ser útil para pessoas que não conseguem sair da cama ou têm acesso limitado a cuidados de saúde na Terra.