Há alguns anos, o Bluetooth começou a ser uma ferramenta muito utilizada e passou a ser aplicada em diversos produtos, desde computadores a fones de ouvido ou até mesmo, objetos inusitados com uma escova de dentes. Assim como toda boa tecnologia, o Bluetooth passa por diversas melhorias, trazendo performances cada vez melhores. E melhorias de performance são algo exageradamente esperadas na próxima versão da tecnologia.
Segundo Mark Powell, diretor-executivo da Bluetooth Special Interest Group, a próxima versão da tecnologia se chamará Bluetooth 5 e será anunciada de forma oficial na próxima semana. Se espera que o Bluetooth 5 traga uma atualização melhor de hardware sobre a versão atual do padrão sem fio, oferecendo o dobro do alcance e quatro vezes a velocidade das transmissões atuais. Além disso se espera que o Bluetooth passe a ter um baixo custo de energia, uma forma economicamente justa para aqueles que usam a ferramenta em boa parte do dia. O Bluetooth Special Interest Group diz que também vai oferecer muito mais suporte para serviços sem conexão – coisas como balizas que podem ajudar as pessoas a navegar no interior de edifícios ou a céu aberto.
Bluetooth 5: uma nova tática
O Bluetooth 5 está para ser divulgado dia 16 deste mês, em Londres. A nova tecnologia pode ser o primeiro passo para dispositivos cada vez mais inteligentes, uma vez que o grupo tem diversos apoiadores que utilizam suas tecnologias, tais como Apple, Microsoft e Intel. A ideia da empresa é simplificar a ferramenta para que ela seja comercializada e compreendida pelos usuários, de uma forma mais clara e fácil.