- Publicidade -

Este carro solar pode ser o futuro de suas viagens

Carro solar do futuro

No World Solar Challenge desta semana, um time holandês da Universidade de Tecnologia de Eindhoven conseguiu a vitória global por seu conceito único: um carro solar gerador de eletricidade que retorna à rede.

- Publicidade -

De acordo com Green Car Congress, o carro, chamado “Stella Vie”, conseguiu transportar até cinco pessoas (uma média de 3,4 pessoas por quilômetro percorrido) usando apenas 48 kWh de eletricidade. A maior parte da eletricidade utilizada foi gerada no curso.

Ainda mais impressionante, o veículo diz ser capaz de gerar mais eletricidade do que usa. Isso significa que não só pode fornecer um meio de transporte limpo, mas também pode permitir que os usuários alimentem o poder novamente na grade. “Este é o futuro dos veículos elétricos solares. Quando seu carro está estacionado em casa, ele pode estar cobrando e fornecendo energia de volta à grade “, disse o diretor do evento, Chris Selwood, em um comunicado de imprensa.

O vencedor da velocidade, “Nuna 9”, desenvolvido pela equipe Nuon Solar da Holanda, foi primeiro na linha de chegada de um curso australiano de mais de 3.000 quilômetros (1.860 milhas) que se estendeu de Darwin para Adelaide. Esta é a terceira vitória consecutiva para a equipe Nuna 9. No entanto, o vencedor geral da competição leva em consideração o design, a praticidade, a eficiência energética e a inovação.

O carro solar gerador de eletricidade de Eindhoven pode não ser o carro mais rápido na pista, mas pode ser uma enorme vantagem para as famílias e a rede elétrica. “Através de um sistema inteligente de carga e descarga, ele carrega a bateria quando a demanda de energia da rede é alta e vice-versa”, disse Team Eindhoven em um lançamento. “Qualquer energia excedente gerada pode ser facilmente fornecida de volta à grade”.

Idade solar

O objetivo da classe Cruiser é a praticidade, com os 12 carros na classe com o objetivo de provar a viabilidade de veículos familiares com energia solar. Mais desenvolvedores mainstream também começaram a mergulhar seus dedos na integração de energia solar em seus veículos.

Uma empresa de automóveis solares, Lightyear, emergiu com a promessa de veículos práticos com energia solar até 2030. O fabricante chinês de painéis solares, Hanergy Holding Group, também formou uma Divisão de Negócios de Veículos Solares equipada com quatro protótipos para veículos movidos a energia solar.

Elon Musk de Tesla brincou com a idéia de incluir painéis solares no telhado do Modelo 3 da Tesla, antes de decidir que a empresa “acabaria com essa idéia”.

Os carros com energia solar têm um longo caminho a percorrer antes que possamos esperar para vê-los cruzando nas ruas. Ainda assim, a perspectiva de um veículo que depende apenas da energia limpa, juntamente com a capacidade de alimentar novamente na grade, deixa muito para se entusiasmar.

- Publicidade -