- Publicidade -

O que será necessário para acabar com os combustíveis fósseis de uma vez por todas?

Pastos mais verdes

O aumento do investimento em energia renovável nos últimos anos tem sido extraordinário e as renováveis ​​são agora mais baratas e eficientes do que nunca. E isso está, de alguma forma, contribuindo para que nós conseguimos acabar com os combustíveis fósseis.

- Publicidade -

O vento está gerando um número recorde de casas, grandes usinas hidrelétricasestão crescendo em todo o mundo, e a energia solar está economizando dólares e vidas. Várias nações anunciaram planos para a transição completa para fontes renováveis ​​de energia nas próximas décadas, enquanto outros pensam que poderão chegar lá nos próximos anos.

No entanto, a maioria dos lugares do mundo, incluídos nos EUA, ainda dependem de combustíveis fósseis, e essas fontes tradicionais de energia estão destruindo nosso planeta e nossa saúde . No entanto, antes que as energias renováveis ​​possam realmente suplantar os combustíveis fósseis, teremos de superar vários obstáculos.

Nos últimos anos, a energia solar tornou-se uma fonte de energia muito mais prática. Agora, é uma das formas economicamente viáveis ​​de produção de energia em grandes partes dos EUA, Chris Namovicz, líder da equipe de Análise de Eletricidade Renovável na US Energy Information Administration, disse.

“Nos últimos dois anos, nós realmente atravessamos o limite onde em vários territórios estaduais nos EUA, a energia solar agora é competitiva ou abaixo do preço do gás natural combinado”, disse Namovicz.

Mesmo cinco anos atrás, estávamos olhando para um cenário muito diferente. Naquela época, o preço de um megawatt hora de energia solar era mais de US $ 100, enquanto agora está abaixo de US $ 60.

“Os grandes drivers hoje realmente foram melhorias na tecnologia, garantindo que possamos módulos de eficiência mais alta e inversores de maior eficiência a custos menores e menores”, disse Garret Nilsen, gerente de programa do Departamento de Tecnologias de Energia Solar do Departamento de Energia. “E, como isso evoluiu, mais utilitários decidiram fazer do solar uma parte do seu mix de geração de energia”.

No entanto, porque não pode ser colhido quando o Sol não está brilhando, a energia solar não pode ser confiada para atender às nossas necessidades energéticas. Os pesquisadores estão buscando maneiras inovadoras de armazenar energia solar, mas por enquanto, seu trabalho ainda está em andamento.

“O solar nunca será a única fonte”, disse Namovicz. “Nós não poderíamos ter uma rede de energia elétrica economicamente viável que seja 100 por cento impulsionada pela energia solar. O Solar definitivamente será emparelhado com outros recursos de pico, bem como com energia eólica e outras renováveis ​​se realmente quisermos obter uma grade mais avançada “.

Os EUA poderiam satisfazer de forma realista 100 por cento de suas necessidades energéticas usando fontes renováveis ​​- é apenas uma questão de buscar uma variedade de tecnologias que podem cobrir as fraquezas uns dos outros. Infelizmente, outros fatores podem evitar que as energias renováveis ​​tomem o lugar dos combustíveis fósseis.

Siga o dinheiro

A transição para as energias renováveis ​​não consiste apenas em implantar formas mais ecológicas de energia – os combustíveis fósseis também devem ser eliminados. Enquanto algumas empresas estão começando a girar para a onda do futuro, muitos prefeririam manter o status quo.

“Os subsídios têm um impacto incrível no consumo de combustíveis fósseis”, disse Janet Redman, diretora de políticas da US Oil Change International, ao Futurismo na semana passada. “Nós sabemos que incentivar os combustíveis fósseis, seja por meio de boletins monetários diretos do governo, acesso barato ou gratuito à terra e recursos subterrâneos, reduzindo as taxas de royalties que a indústria de combustíveis fósseis tem que pagar – todas essas peças reduzem o custo de produção, o que basicamente faz o A decisão de investir na produção destes combustíveis fósseis é mais fácil “.

Um estudo recente do Stockholm Environment Institute afirmou que quase metade da produção de petróleo nos EUA depende de subsídios. Embora também sejam oferecidos subsídios para fontes renováveis, os dados da Oil Change International sugerem que os combustíveis fósseis recebem sete vezes mais dinheiro do governo federal quando se trata de isenções fiscais permanentes.

“A parte” permanente “disso é realmente importante”, disse Redman. “Nós vimos, nos EUA, que alguns dos subsídios de energia eólica estão autorizados a expirar, depois são trazidos de volta, permitindo expirar e depois voltar”.

Isso torna difícil para as empresas que lidam com energias renováveis ​​fazer planos a longo prazo para o futuro, enquanto as organizações que vendem combustíveis fósseis podem operar sem essas restrições. “Quanto mais tempo mantivermos os subsídios permanentes de combustíveis fósseis – não apenas o volume desses subsídios, mas a sua permanência -, é difícil para as energias renováveis ​​competir”, disse Redman.

Os subsídios não são o único fator econômico que reduz as energias renováveis. A Comissão de Comércio Internacional recomendou recentemente que os EUA imponham tarifas sobre certos produtos solares.

“É muito provável que algumas tarifas sejam implementadas”, disse Namovicz. “Isso fará com que os preços da energia solar subam e isso fará com que alguma demanda caia”. Enquanto a indústria espera “enfrentar a tempestade”, essas medidas podem retardar a adoção no curto prazo.

Apenas uma vez que todos os fatores econômicos são abordados, os combustíveis fósseis serão eliminados para o bem. Os preços mais baixos permitiram que as energias renováveis ​​se compensassem ao longo dos últimos anos, mas as isenções fiscais e as tarifas continuam a desempenhar um papel vital na manutenção das indústrias de carvão e petróleo.

- Publicidade -