Já imaginou ter um artista famoso em sua casa? Se sim, saiba que você está quase lá! O designer gráfico Ricky Ma, está criando um robô totalmente funcional inspirado na atriz norte-americana Scarlett Johansson. Com um alto realismo, o robô tem uma altura de 1,60m, o que chega a ser o tamanho natural exato da atriz. O android caseiro pode imitar um conjunto limitado de movimentos humanos usando sua cabeça e membros, e até mesmo responder a um conjunto de comandos verbais programados falado em um microfone. Ricky até ensinou ela a piscar e dizer “obrigado” quando elogiada por sua aparência.
Vale lembrar que Ricky sempre sonhou em construir um robô, e agora, aos 42 anos, ele conseguiu fazer exatamente isso, na varanda de sua casa em Hong Kong. Ele aprendeu tudo sobre robótica e gastou mais de $50.000 (aproximadamente 180 mil reais) na construção de seu primeiro protótipo do sexo feminino. “Quando eu era criança, eu gostava de robôs”, disse ele.
“Depois que eu cresci, eu queria fazer um. Achei que deveria fazê-lo apenas quando for o momento certo e realizar o meu sonho. Se eu realizar esse sonho, eu não terei arrependimentos na vida”.
Apesar da aparência do android ser baseada na Scarlett Johansson, Mark decidiu não apelidar o robô pelo nome da atriz, batizando a máquina de “Mark 1”. A Mark 1 é capaz de fazer movimentos simples com os seus braços e pernas, virar a cabeça, se curva, e até mesmo reproduzir expressões faciais. O designer gráfico investiu várias horas sozinho aprendendo sobre eletromagnetismo, programação, anatomia, e até mesmo arte. A Mark 1 teve 70% do seu corpo construído em impressora 3D.
O aperfeiçoamento da robô veio após diversas tentativas e erros, como motores elétricos queimados ou robôs que não ficavam em pé. E por incrível que pareça, o designer gráfco nunca fez um curso de robótica ou programação, tudo o que aprendeu foi a base de pesquisas e estudos.
E uma pergunta fica no ar: Quando a versão Viúva Negra chegará?