A Apple acaba da lançar sua nova linha de iPhones – iPhone XS, XS Max e XR. Com essa polarização de novos smartphones, a companhia acaba criando uma certa confusão entre os consumidores. No entanto, quem precisa, pesquisa. Por isso, vamos ajudá-lo a entender melhor quais são os benefícios e recursos de cada uma dessas versões.
Processador
Os três novos iPhones compartilham o mais recente processador A12 Bionic da Apple, um chip de 7nm que, de acordo com a empresa, representa um avanço no poder computacional móvel. Seus dois núcleos de desempenho (que lidam com tarefas intensivas) são “até 15% mais rápidos” do que o iPhone X, enquanto os quatro núcleos de eficiência (responsáveis por alimentar aplicativos em processos normais e diários) são “até 50% mais eficientes”.
Cada novo iPhone também contém um mecanismo Neural de oito núcleos, desenvolvido pela Apple para lidar com tarefas de Inteligência artificial, e que podem lidar com 5 trilhões de operações por segundo. A conclusão é que todos os três telefones devem oferecer exatamente o mesmo desempenho.
Câmera
O XR não trouxe um recurso de Zoom específico, mas tem exatamente a mesma câmera traseira dos outros modelos, com abertura f / 1.8 e 12 megapixels – o mesmo para o XS e o XS Max. A Apple diz que em cada um dos três modelos, a câmera usa um sensor totalmente novo (com pixels maiores) e tem tecnologia Smart HDR, que produz fotos com “alcance dinâmico muito maior” e menos ruído com pouca luz.
Todos os novos iPhones podem gravar vídeo em 4K a 60 FPS e Slow Motion, 1080p, em 240 FPS.
O sistema de câmera usado para selfies, Face ID, Animoji e Memoji é o mesmo em todos os três novos iPhones. A câmera fronta tem um sensor com abertura de f / 2.2 e 7 megapixels.
Tela
Para a tela, a Apple trouxe a tecnologia “True Tone” – embora usem diferentes tecnologias de exibição, o iPhone XS e o XR incluem a tecnologia True Tone da Apple, que ajusta a temperatura da tela para combinar com a iluminação ambiente ao seu redor. Eles também são capazes de mostrar uma ampla gama de cores P3.
Um FaceID mais rápido e inteligente
O botão home desapareceu de vez dos iPhones. Entretanto, empresa acelerou o Face ID adicionando mais segurança e deixando-o mais rápido, com algoritmos de digitalização de rosto mais inteligentes.
A Apple também aprimorou o carregamento sem fio. Agora, todos os seus modelos recém lançados suportam carregamento de Qi (tecnologia de carregamento por indução) mais rápido do que o iPhone X. A Apple não forneceu números claros sobre qual é a diferença.
Suporte Dual-SIM
Os novos iPhones são capazes de suportar duas linhas telefônicas, incluindo tanto o eSIM quanto um cartão físico nanoSIM. Isso tornará as viagens internacionais e a utilização de linhas pessoais e empresariais muito mais fáceis.
Gravação de áudio poderosa
Uma das maiores críticas aos iPhones, se dava pelo fato de que a Apple não incluía, até então, um sistema de gravação estéreo em seus smartphones.
Mas, pelo menos, finalmente aconteceu. O iPhone XS, XS Max e XR possuem quatro microfones incorporados para capturar som estéreo na gravação de vídeos.
Quem já optou por um sistema semelhante, foi a Nokia e a Microsoft, quando lançaram o Lumia 930 com tecnologia semelhante de 4 microfones para gravação em estéreo.
Os “vacilos” da Apple
Não há nenhuma dúvida de que o preço dos novos iPhones seja relativamente alto, principalmente no Brasil. No entanto, isso não quer dizer que nem tudo seja “premium”.
A Apple, infelizmente, trará carregador com potência baixa, algo que ela já faz há algum tempo. Diferente da Samsung, que inclui carregadores com tecnologia “Fast Charging” – ao menos nos smartphones premium da gigante Sul Coreana.
Isso significa que você vai aguardar mais para que seu iPhone esteja completamente carregado.
Outro fator é em relação ao fone de ouvido. Se você já não gostou do fato de que o iPhone X não acompanha fones, é melhor não criar nenhuma expectativa. Não há nenhum objeto audível nos boxes dos novos smartphones. Sendo assim, portanto, necessário comprar separadamente fones de ouvido sem fio.