NEOM: Mega cidade no meio do Oriente Médio
A Arábia Saudita é o maior exportador de petróleo do mundo, mas a queda dos preços do petróleo tornou mais difícil para o país pagar seus trabalhadores do petróleo. Agora, o governo da Arábia Saudita criou um projeto que poderia dar um impulso à sua economia: uma mega cidade, chamada de NEOM, de US $ 500 bilhões que se conectará à Jordânia ao Egito e será alimentada completamente por energia renovável.
Na terça-feira, o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman anunciou o projeto , chamado NEOM , na conferência Future Investment Initiative em Riyadh. Será financiado pelo governo saudita e pelos investidores privados, de acordo com a Reuters.
A cidade comercial e industrial-focada abrangerá 10,230 milhas quadradas. Para colocar esse tamanho em perspectiva, 10,230 milhas quadradas é mais de 33 vezes a área terrestre da cidade de Nova York.
O objetivo maior da NEOM é diminuir a confiança da Arábia Saudita nas exportações de petróleo, o que poderia expandir a economia do país para além do petróleo, disse Salman na conferência. A cidade se concentrará em uma variedade de indústrias, incluindo energia e água, biotecnologia, alimentos, manufatura avançada e entretenimento. A Arábia Saudita não lançou um plano-mestre ainda para o que parecerá.
Não são permitidos combustíveis fósseis em NEOM
O país nomeou Klaus Kleinfeld, ex-presidente-executivo da Siemens AG e Alcoa Inc, para executar o projeto dessa mega cidade. Os funcionários esperam que um programa de financiamento, que inclua a venda de 5% da gigante do petróleo, a Saudi Aramco, levante US $ 300 bilhões para a construção da NEOM.
O projeto poderia fazer da NEOM uma das maiores cidades para correr sem combustíveis fósseis. Nos EUA, uma das maiores cidades para funcionar com energia 100% renovável é Burlington, Vermont , que não se aproxima do tamanho planejado da NEOM. As cidades da Islândia e da Noruega também afirmam estar perto de conseguir redes elétricas totalmente renováveis com a ajuda de recursos naturais como a energia hidrelétrica e o calor geotérmico.
A Arábia Saudita espera completar a primeira seção da mega cidade até 2025.
“Este lugar não é para pessoas convencionais ou empresas convencionais, este será um lugar para os sonhadores para o mundo”, disse Bin Salman em um painel na conferência. “A forte vontade política e o desejo de uma nação. Todos os fatores de sucesso estão lá para criar algo grande na Arábia Saudita “.