As ações da Nintendo despencaram após anunciar na última sexta-feira, 22 de Julho, que detém apenas de 32% das ações da The Pokémon Company, indicando que isso é muito pouco para uma boa porcentagem nos lucros de Pokémon Go, desenvolvido pela Niantic em parceria com a The Pokémon Company e Nintendo.
Nesta Segunda-Feira, 25 de Julho, as ações da Nintendo se desvalorizaram em 17%, muito perto do limite diário de 18% de desvalorização permitido pela bolsa de Tóquio. Com esta queda, a Nintendo vale menos do que 708 milhões de ienes (cerca de 21 milhões de reais).
A Nintendo não criou Pokémon Go
Não é novidade que a Nintendo não é responsável pela criação de Pokémon GO. Na verdade, o jogo é fruto de uma colaboração entre a desenvolvedora Niantic e a The Pokémon Company. Ao utilizar o jogo, é perceptível que em nenhum momento, o logótipo da Nintendo aparece em um dos espaços selecionados para mostrar os envolvidos no desenvolvimento.
A Nintendo, por conter direitos autorais sobre a ‘marca’ Pokémon, muitos, incluindo alguns investidores, associam Pokémon Go à Nintendo, e deste modo foi criada a noção errada que Pokémon GO é da Nintendo.
A Nintendo também esclareceu que os lucros do acessório Pokémon GO Plus (este sim, é um produto da Nintendo) já foram contabilizados nas previsões para o ano fiscal, mais uma razão para a desvalorização das suas ações.