- Publicidade -

O horário de verão acabou mas alguns smartphones não entenderam isso

Horário de verão não aconteceu neste ano. No entanto, alguns smartphones insistem em mudar o horário.

O horário nacional de verão foi indeferido pelo então presidente Jair Bolsonaro. Desde então, houve bastante preocupação quanto aos sistemas que modificam automaticamente o horário dos smartphones e dispositivos tecnológicos, para se alinhar ao horário oficial de Brasília. Embora a decisão de revogar o horário de verão tenha sido tomada há algum tempo, alguns smartphones e dispositivos não se adequaram à decisão e modificaram a hora e data do usuário neste domingo (20).

- Publicidade -

O UOL aproveitou que muitos usuários passam por este problema e montou um tutorial de como alterar as configurações para evitar que a hora se altere automaticamente. Se você está passando por isso, é possível que tenha que manter as configurações abaixo até que o horário de verão acabe – a menos que as companhias trabalhem para resolver o contratempo.

Horário de verão: Android

Para corrigir o horário de verão, entre no menu Configurações e siga este caminho: Sistema > Data e Hora > Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.

Esse caminho pode alterar um pouco de acordo com a fabricante do celular, que pode alterar nomenclatura e posições das configurações. Em um Samsung, pode começar por “Gerenciamento geral”, por exemplo. Vale clicar na busca das configurações (uma lupa na tela inicial) por “hora” para achar o menu final.

Caso seu telefone não sofra nenhuma alteração de horário, provavelmente seu aparelho já foi atualizado pelos fabricantes. O Google lembra que se não rolar mudança neste domingo, pode ser que role no dia 3 de novembro, já que a regra mudou em 2018. Nesse caso, valem as mesmas recomendações dadas acima.

Horário de verão: iPhone

Vá até Ajustes > Geral > Data e Hora. Lá você tem duas opções. Uma é desativar a opção “Automaticamente” e ajustar o relógio para a hora certa, caso ele mude sozinho no domingo.

A outra é deixar o “Automaticamente” ligado, mas aí você precisa:

1) Dar permissão para o iPhone usar a localização atual, em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização > Serviços do Sistema e selecionando a opção “Ajuste de Fuso Horário”;

2) Verificar se o celular mostra o fuso horário correto em Ajustes > Geral > Data e Hora > em “Fuso Horário”, mostrar a cidade correta. Só cheque se a hora bate com a correta.

PC Windows

A Microsoft também conta com atualização automática de fusos e horários de verão no Windows e o sistema também está adaptado para o fim do horário de verão desde julho. A atualização para o Windows 10 que mudou isso é a 4093753.

Para instalar todas as atualizações do sistema, basta ir nas configurações do Windows 10. Clique no ícone de janelinha (canto direito da tela) e depois na engrenagem para chegar às configurações. Depois siga o caminho Atualização e Segurança > Windows Update > ver se há a mensagem “Há atualizações disponíveis”. Se sim, clique em “Reiniciar agora” para começar o serviço.

Já a atualização manual de hora para corrigir o horário de verão é também nas Configurações, seguindo o caminho “Hora e idioma” > aba Data e Hora > Ajuste a data e hora manualmente. Ou ligue a opção “Ajuste o fuso horário automaticamente” para que ele faça isso sozinho. Só veja se o fuso está correto nesse mesmo menu, em “Fuso Horário”; se não, altere para o certo.

Mac

Escolha o menu Apple para alterar as preferências e corrigir o horário de verão (com ícone de maça, no topo esquerdo da tela principal do Mac OS). Depois em Preferências do sistema e clique em Data e hora.

No painel Data e hora, verifique se “Definir data e hora automaticamente” está selecionado e seu Mac está conectado à internet. O seu Mac pode obter a data e hora atuais dessa forma.

Para ajustar manualmente, desligue a opção acima. Para fazer essa alteração, pode ser necessário clicar no ícone de cadeado e inserir sua senha de administrador. Aí é só ajustar a hora. Depois clique em Salvar.

Texto: UOL – Márcio Padrão, De Tilt, em São Paulo

Adaptação.

- Publicidade -
FONTEUOL

Cadastre-se
e receba notícias