Em mais um passo na direção da transformação digital do dinheiro e na inclusão de uma importante parcela da população no sistema financeiro, o aplicativo de pagamentos PicPay passa a liberar crédito para sua base de mais de 10 milhões de usuários. Sem a necessidade de cartão físico ou numeração, o PicPay POS disponibiliza um limite de crédito para a realização de compras pelo app, com pagamentos apenas ao final de um mês, após fechamento da fatura.
“A novidade possibilita que nossos usuários usem o PicPay agora e paguem depois. Com isso, permitimos compras pós-pagas, daí o nome do produto”, explica Anderson Chamon, diretor de Tecnologia e Produto. “Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil, que coloca o PicPay na liderança do processo de eliminação do dinheiro físico”, completa.
O pagamento da fatura pode ser feito tanto por cartão de crédito quanto pelo saldo da carteira digital ou boleto. Estas duas últimas opções são adequadas especialmente para quem não tem conta bancária ou cartão físico. A fatura também pode ser parcelada, sendo exigido apenas um pagamento mínimo.
“O usuário não paga nenhuma taxa para ter acesso ao crédito e encontra juros competitivos com o mercado em caso de parcelamento”, comenta Chamon, que destaca ainda a vantagem do cashback: “Assim como nas compras de produtos e serviços com saldo da carteira, as transações com o PicPay POS devolvem 3% dos gastos”. Como exceção estão os pagamentos a amigos ou de boletos.
O lançamento vem sendo disponibilizado semanalmente para lotes de usuários e a oferta deve chegar à toda a base até o final do ano. Os valores do crédito variam de acordo com análise individual feita previamente.
O PicPay POS vem somar a uma gama de outras funcionalidades oferecidas pela fintech, que se prepara para ser o primeiro “super app financeiro”.
O usuário pode armazenar dinheiro, fazê-lo render mais do que na poupança, realizar pagamentos instantâneos de diversas formas e a qualquer hora, quitar boletos, transferir para outras pessoas (sem taxas) e sacar dinheiro; ao mesmo tempo em que encontra diversos serviços: recarrega de celular e cartão de transporte, pagamento de estacionamentos, compras de jogos e no e-commerce, por exemplo, tudo direto do celular.