Um ofício da Anatel foi enviado para as operadoras de telefonia e serviços de internet, no último domingo (15). O ofício expõe medidas que podem ajudar no combate à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Dentre as sugestões, há também uma ordem para que as operadoras liberem WiFi em locais públicos para o uso de não assinantes e ampliem a velocidade de conexão nos acessos fixos à banda larga.
A reação da Anatel frente à pandemia tem justificativa. Muitos cidadãos precisarão realizar trabalhos em casa. O objetivo do órgão regulador, é fazer com que a população tenha acesso de qualidade à internet e possa trabalhar e ter um entretenimento de alto nível em possível momento de quarentena.
Além da ordem em relação aos serviços de internet, a Anatel também pediu para que as operadoras sejam mais flexíveis em relação aos inadimplentes que estiverem em áreas sob restrição de deslocamento.
O Aplicativo “Coronavírus – SUS”, disponível na loja para Android e iOS, junto às determinações da Anatel, ser disponibilizado aos usuários sem comprometimento do pacote de dados.