A Samsung pode começar a usar baterias de grafeno em smartphones no próximo ano, conforme relatórios. De acordo com a SamMobile, a Samsung concluiu o desenvolvimento de baterias de grafeno e a empresa pode introduzir smartphones com nova tecnologia de baterias no ano que vem.
Embora rumores especulem que o Samsung Galaxy S10 provavelmente virá com as novas baterias de grafeno, a SamMobile cita que não há tal indicação de que a nova tecnologia de baterias será introduzida no próximo smartphone topo de linha da empresa.
Para lembrar, a Samsung, em novembro do ano passado, recebeu uma patente para uma solução baseada em grafeno. A empresa patenteou esta nova tecnologia de baterias nos EUA e na Coreia do Sul. A Samsung afirmou que seu Instituto de Tecnologia Avançada poderia sintetizar sua bola de grafeno patenteada. Enquanto a bateria de lítio leva mais de uma hora para carregar totalmente, as baterias de grafeno conseguem alcançar o mesmo nível de carga em apenas 12 minutos.
O Instituto Avançado de Tecnologia da Samsung disse no ano passado que o material de grafeno será capaz de aumentar 45% da carga em comparação com as baterias de íons de lítio. Relatórios anteriores revelaram que as baterias com a nova tecnologia mantêm uma retenção de 78%, mesmo depois de 500 ciclos de carga total. A nova tecnologia de baterias também aumenta a velocidade de carregamento em cinco vezes.
Embora o custo de produção seja alto atualmente, os relatórios sugerem que, uma vez que a produção de baterias de grafeno comece a aumentar, pode ser mais barato do que as soluções de íons de lítio. Ainda é preciso ver como a Samsung começará a usar a nova tecnologia de bateria em seus smartphones. No entanto, a SamMobile sugere que a empresa traga primeiro baterias de grafeno para smartphones de médio porte.