O mercado de Smartphones segue aquecido, mesmo após seguidas quedas nas vendas das OEM’s há algum tempo. Mesmo com um bom desempenho, o mercado ainda ficou abaixo das vendas de natal em 2017.
Segundo dados da IDC, a Samsung foi a marca que mais vendeu Smartphones no quarto trimestre de 2018. Com cerca de 70,4 milhões de aparelhos vendidos, a sul-coreana ocupou 18,7% do mercado de smartphones no período.
Em seguida, a Apple praticamente encosta na Samsung, vendendo 68,4 milhões de unidades – 2 milhões a menos do que a maior concorrente -.
Com esse resultado, a Apple ocupa o segundo lugar também em fatia de mercado. Nesse período, a maçã teve 18,2% do mercado de smartphones.
Huawei aproveita impulso do mercado
Quem surpreendeu no número de smartphones vendidos foi a Huawei. Atrás da Apple, a companhia chinesa teve 60,5 milhões de aparelhos vendidos no quarto trimestre de 2018.
Em comparação com 2017, em que a Huawei vendeu 40 milhões de unidades no mesmo período, ocorreu um aumento de 43,9%.
Por outro lado, a Samsung perdeu 5,5% em comparação com as vendas do quarto trimestre de 2017. Já a Apple, 11,5%.
A queda de vendas das duas principais fabricantes, provavelmente favoreceu um grande impulso da Huawei no mercado de smartphones.
Xiaomi desacelera mas continua em crescimento
A Xiaomi, uma das marcas preferidas dos brasileiros, obteve um número expressivo nas vendas de natal em 2018. No entanto, em relação à 2017, essas vendas quase não tiveram um crescimento linear expressivo.
Veja também: Novo Xiaomi é lançado com câmera invejável de 48MP
Foram 28,6 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre de 2018 e 28,2 milhões no quarto trimestre de 2017, crescimento de 1,4%.