Versão atualizada do Aibo, um robô doméstico que se assemelha a um cachorro.
A nova versão do dog-robot – originalmente lançada em 1999 e interrompida em 2006 como parte dos esforços de redução de custos e reorganização da Sony – estará equipada com conectividade com a internet, bem como com inteligência artificial, de acordo com a Nikkei Asian Review.
O robô será capaz de controlar eletrodomésticos com comando de voz, semelhante ao uso de dispositivos domésticos inteligentes fornecidos pela Amazon e Google, informou o Nikkei.
A Sony revelou que retornaria ao jogo de robótica em 2016, quando disse que estava trabalhando em robôs que “ganhariam o coração das pessoas”.
O presidente da empresa, Kazuo Hirai, disse que o objetivo é oferecer novas experiências aos usuários, combinando as tecnologias de entretenimento e entretenimento doméstico da Sony com os últimos avanços em robótica e inteligência artificial.
Toshimoto Mitomo, chefe de propriedade intelectual da Sony, admitiu em 2016 que a empresa está “profundamente consciente de como as reivindicações anteriores na AI não conseguiram sair”.
“Como investidores estratégicos, acreditamos que a aprendizagem contínua é o núcleo do futuro AI”, acrescentou Mitomo.
O Dr. Hiroaki Kitano, presidente e CEO da Sony Computer Science Laboratories, também disse na época que a empresa está “atrasando” outros gigantes tecnológicos que começaram a investir em AI, como Facebook e Google.
“Mas ainda existem áreas inexploradas – algumas no ciberespaço, mas muito mais no mundo físico”, disse Kitano. “E nós temos uma série de produtos no mundo físico. Nós fabricamos hardware. Essa é a nossa força”.
Aibo foi considerado por alguns anos antes de qualquer coisa no campo da robótica, com o robô-cão capaz de “ver”, “ouvir” e “reagir” ao seu entorno, com base em uma personalidade programada.
Outros achavam que era mais uma implementação inteligente da tecnologia existente que um novo esforço inovador. O Aibo original continha 18 motores, juntamente com um processador relativamente sofisticado, sensores off-the-shelf e alguma programação inteligente, embora não fosse considerado muito mais complexo do que alguns dos robôs construídos a partir do kit de desenvolvimento robotizado Mindstorm de Lego, que foram vendidos por cerca de 10% do preço da Aibo.
Enquanto a Aibo estava esgotada no Japão 20 minutos depois de entrar em venda exclusivamente online em 1999, o robô – que custou cerca de US $ 2.000 – foi considerado muito caro para a maioria dos consumidores no momento.