Os primeiros smartphones 5G de mercado de massa ficarão comercialmente disponíveis até 2019, de acordo com o CEO da Qualcomm, Steven Mollenkopf.
Isto se dá devido às crescentes demandas dos consumidores e de negócios que impulsionaram a aceleração do ano de lançamento da tecnologia que seria no ano de 2020.
“Você verá [5G] em dispositivos reais, na prateleira, em 2019”, disse Mollenkopf durante o Salão do Automóvel de Frankfurt na Alemanha. “E se eu respondesse a mesma pergunta há um ano, eu teria dito 2020”, completou.
Mollenkopf acrescentou que já existem vários operadores de rede nos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul que estão se preparando para um lançamento 5G em 2019, e que provavelmente se juntariam por operadoras chinesas.
“Eu acho que você verá os primeiros motores típicos – Coréia, Japão e Estados Unidos – você verá uma demanda robusta em todos esses locais, o que significa que existem múltiplos operadores que querem ser os primeiros e não ficar para trás” Mollenkopf disse.
“O que estamos vendo na China é um verdadeiro desejo de não ser um seguidor e lançar com todos os outros”.
A Qualcomm já está trabalhando em redes de teste 5G em todo o mundo. Em fevereiro eteve anunciando uma parceria com a Ericsson e a Telstra para realizar novos testes de interoperabilidade de rádio (NR) 5G e uma experimentação de campo em campo usando as especificações 5G NR atualizadas fornecidas pelo 3GPP durante no segundo semestre de 2017.
Ao mesmo tempo, a Qualcomm e a Ericsson anunciaram parecrias em testes 5G adicionais com o provedor japonês NTT DoCoMo e o europeu Vodafone.
Os dispositivos Prototype da Qualcomm e protótipo de soluções de estação base da Ericsson serão usados no ambiente de rede de teste da NTT DoCoMo.
A Qualcomm também está trabalhando na tecnologia de smartphones, na semana passada publicando uma lista de recursos que já forneceu para telefones Android em resposta a afirmações de que o recém-revelado Apple iPhone X é inovador.
Recursos fornecidos para o smartphones com Android
- Carregamento rápido no HTC One M8, LG V30 e Xiaomi Mi5;
- Câmeras duplas no One M8, Samsung Galaxy S8 e Note 8;
- Reconhecimento facial no Galaxy S8;
- Sensores de impressão digital sob a exibição no aparelho de design de referência da Qualcomm;
- Realidade aumentada no Lenovo Phab Pro 2;
- Design sem moldura no Xiaomi Mi Mix;
- Visualização OLED no LG Flex 2;
- Display 4K no Sony Xperia XZ Premium;
- Gigabit LTE no Galaxy S8;
- Reprodução premium ultra HD no Galaxy S8;
- Bluetooth 5no Galaxy S8, Nota 8, V30, Xiaomi Mi6 e HTC U11; e
- Áudio sem fio HD através de Bluetooth via aptX HD no Galaxy S8, OnePlus 5 e V30.
- A Qualcomm também trabalha em testes de plataformas de rede Gigabit-Speed 4G LTE e Internet de Coisas (IoT).