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Tecnologia e a morte: aliadas na diminuição do sofrimento das famílias?

A tecnologia por nós

Você acorda, prepara-se para o trabalho, toma um brinde e café com sua esposa, então acorde adeus. É o seu dia de trabalho típico. Há, no entanto, algo incomum: seu amado morreu por muitos anos. Você não tomou café da manhã com seu cônjuge – mas sim com uma simulação de seu cônjuge. A tecnologia e a morte podem ser aliadas na diminuição do sofrimento das famílias de pessoas que, por algum motivo, tiveram que nos deixar para sempre. 

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A simulação vive em um ambiente virtual, talvez acessado por um dispositivo como o Oculus Rift. Uma empresa digital de luto capturou e analisou torrents de dados sobre seu marido para criar uma semelhança digital. Sua voz, sua marcha, suas idiossincrasias e maneirismos, as ondulações de sua risada – todas são replicadas com semelhança quase perfeita. Passar o tempo com seu cônjuge digitalmente renascido tornou-se parte da sua rotina diária.

A morte é muitas vezes vista como o grande nivelador que marca a cessação da experiência. Mas talvez isso não seja o caso. Mesmo que os mortos não possam mais interagir conosco, ainda podemos interagir com uma simulação deles. Foi a morte de meu pai que me inspirou a embarcar em um projeto para tornar essa fantasia realidade.

Há duzentos anos, a maioria das pessoas não teve acesso a uma foto de seus desaparecidos, e algumas décadas atrás, o mesmo poderia ser dito para qualquer filme de uma pessoa. No entanto, em breve, as simulações poderiam imitar com precisão aqueles que morreram para que possamos continuar a interagir com eles como se continuassem a viver. À medida que as tecnologias emergentes conspiram para fazer das simulações dos mortos uma parte de nossas vidas, essa possibilidade já não é o domínio da ficção científica.

Tecnologia e a morte: aliadas na volta de um ente querido da morte

Com smartphones, o auto-movimento quantificado e a coleta maciça de dados on-line, pode-se obter uma visão passivelmente precisa de como uma pessoa se comporta. Este tipo de coleta de dados seria a base para criar simulações do falecido. Os seres humanos têm uma tendência natural de atribuir a agência – de fato a personalidade – para animar objetos, de modo que criar uma simulação convincente pode não ser tão difícil quanto parece. Considere Eliza, um programa de computador com algumas linhas de código criadas na década de 1960, que poderiam convencer as pessoas de que estavam falando com um psicoterapeuta. E os robôs ainda estão ficando mais sofisticados desde então.

A simulação de um possível ser humano que voltou da morte

Uma objeção imediata é que uma simulação nunca será tão rica quanto a coisa real. Mas isso é parecido com dizer que um programa de xadrez não vai poder jogar xadrez na mesma maneira astúcia que um campeão humano faz. Enquanto o Deep Blue da IBM possuía uma arquitetura de jogo de xadrez exaustiva baseada em pesquisa, que era menos do que elegante, realizava a tarefa de derrotar o grande mestre dos xadrez que já havia vivido.

Se a nossa simulação hipotética pode passar a versão da pessoa falecida do teste Turing, então realizamos a tarefa de ter experiências dos mortos. Não fique pendurado em atribuir inteligência ou consciência ao software. Se o único objetivo é ter a experiência de interagir com uma pessoa que agora é falecida, a metafísica da identidade pessoal é irrelevante. Será que esse sistema tem uma alma? Será que será consciente? Na melhor das hipóteses, essas questões são irrelevantes e, na pior das hipóteses, nos distraem de realmente tentar construir simulações. Meu projeto se concentra em tornar as experiências de uma pessoa falecida possível – mas não necessariamente experiências com o falecido.

As simulações podem ser pensadas como o próximo passo na evolução do luto. Quer seja escrevendo elogios, construindo memórias, criando túmulos ou simplesmente mantendo uma fotografia na mesa de cabeceira, as culturas têm diferentes maneiras de lembrar e luto – mas sempre lembram e lembram. Um dos grandes apelos da religião é a promessa de reunir-se com os partidos de uma forma ou de outra. As simulações sustentam a possibilidade de que os vivos não sejam mais permanentemente separados dos mortos.

Essas simulações também mudarão como nos relacionamos com a vida. Imagine se você não precisou dizer adeus para sempre (ou seja, até você mesmo morrer). A morte de um amigo seria encontrada com luto e profunda tristeza, é claro. Mas, em qualquer momento do futuro, você ainda poderia passar o tempo rindo e relembrando com uma simulação tão semelhante ao seu amigo que seria difícil distinguir os dois.

Ao mesmo tempo, um mundo onde você pode interagir livremente com simulações idealizadas de outras pessoas poderia ter um efeito deletério sobre os relacionamentos do mundo real. Por que interagir com seu tio petulante na vida real quando você pode interagir com uma versão idealizada e muito mais divertida dele no mundo digital? Afinal, os bots podem ser silenciados e seus traços incômodos simplesmente são excluídos. Por que se preocupar com os vivos, se os mortos podem proporcionar conforto e personalidade adaptados aos nossos caprichos?

Alguns contras

Também podem surgir padrões de comportamento novos e inesperados. Talvez simulações permitam às pessoas manter rancores mesmo depois que uma pessoa morreu, continuando a combater um bot que é apenas um clique de distância. Alternativamente, pode-se aguardar o desaparecimento do outro e soltar os rancores mais tarde para que eles possam lidar com uma versão mais agradável dessa pessoa. A única diferença é que não será uma pessoa com a qual eles estão interagindo, mas sim um simulacro.

Se não começarmos uma discussão sobre a possibilidade e a viabilidade das simulações do falecido agora, então elas serão empurradas para nós quando não estivermos prontos para elas no futuro próximo. A estrada estará repleta de dilemas morais e questões sobre a condição humana. Logo, a linha que divide os vivos dos mortos pode não ser tão clara.

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