A Uber está revelando um esforço de toda a empresa para aumentar a conscientização sobre agressão sexual.
Está revigorando como lida com as queixas dos clientes depois que a empresa enfrentou várias alegações de comportamento criminal por parte de seus motoristas.
Uma cultura reportada de assédio dentro da empresa levou à renúncia de seu fundador, Travis Kalanick, como CEO.
Uber diz que a nova iniciativa tornará mais fácil para os pilotos compartilhar suas histórias.
No verão passado, um passeio noturno tornou-se um pesadelo quando Kris Brix, de 43 anos, disse que seu motorista de Uber a atacou.
“Eu o afastei de mim. Ele voltou para mim novamente, fez o mesmo, enfiou a língua na minha boca “, disse Brix.
Ela relatou isso e um representante da Uber a chamou em poucas horas.
“Parece um pouco desprezível”, disse Brix. “Eu nunca descobri que o motorista ainda estava na estrada”.
Agora, Uber está tentando melhorar a experiência que as vítimas têm com os funcionários do call center.
“Quando eles estão recebendo um chamado desta natureza, é extremamente importante como respondemos”, disse Tracey Breeden com a Uber Global Safety Communications. “Que isso pode ser uma mudança de vida para essa pessoa”.
Breeden diz que estão dando aos funcionários treinamento de sensibilidade adicional para falar com vítimas de trauma.
Mas alguns pilotos – como o Brix – dizem que a empresa precisa ir ainda mais longe, faça mudanças adicionais, como adicionar um botão de pânico no aplicativo, câmeras em carros e verificações de antecedentes baseadas em impressões digitais para drivers.
A empresa não tem planos para fazer essas mudanças. Em vez disso, eles estão enviando informações sobre prevenção de agressão sexual para pilotos e motoristas através de seu aplicativo.
Os motoristas não serão obrigados a ler as informações antes de serem aprovadas para dirigir.
As pessoas que apresentam reclamações ainda precisam acompanhar Uber se quiserem saber como seu caso foi resolvido.
Se você usar o aplicativo Uber segunda-feira, você receberá um link para informações de grupos de conscientização de agressão sexual.
A empresa também está doando US $ 5 milhões para os grupos como parte de sua nova parceria.