Uma brecha no WhatsApp pode colocar em risco contas de todos os 2 bilhões de usuários que utilizam a plataforma, segundo o especialista em segurança Jake Moore, consultor global de segurança cibernética da ESET Internet Security e ex-chefe da polícia forense digital norte-americana.
Essa vulnerabilidade não embarga um código malicioso ou alguma prática para acessar o aparelho de alguém. Muito pelo contrário; ela vem de uma das políticas de desativação de contas do WhatsApp.
Quando alguém perde o telefone ou possui algum problema com a conta, é possível abrir um chamado via e-mail e solicitar a desativação da conta por meio do envio de número de telefone. O problema é que isso funciona para qualquer conta, solicitado por qualquer pessoa, segundo Jake Moore.
Contas do WhatsApp são desativadas instantaneamente, segundo Moore
Ainda segundo Jack Moore, quando enviado o e-mail da seção descrita na imagem acima, a conta é desativada imeadiatamente, bastando possuir o número de telefone e não é necessário que o e-mail seja do titular da conta.
Ao ter a conta desativada, ela não é excluída. Mas para os desatentos, isso pode gerar problemas, considerando que;
- As mensagens enviadas pelos seus contatos à sua conta permanecerão pendentes por até 30 dias.
- Caso reative sua conta antes da exclusão, você receberá as mensagens pendentes no seu novo celular e ainda fará parte das suas conversas em grupo.
- Se você não ativar sua conta em até 30 dias, ela será totalmente excluída.
Como reativar a conta do WhatsApp
Se alguém desativou sua conta no WhatsApp, reativá-la é fácil, desde que ocorra em até 30 dias após ter sido desativada. Você pode voltar ao aplicativo apenas acessando novamente o aplicativo. As mensagens pendendes chegarão até você, desde que sejam recentes.