O Windows 10 Mobile vive momentos de incerteza. A Microsoft parece não estar disposta a investir em seu próprio sistema móvel e muito menos lançar novos smartphones. Por outro lado, parece que o cenário é um pouco diferente.
A equipe do Windows Central conseguiu um feito inédito até então; botar às mãos em uma nova e futura versão secreta do Windows 10 Mobile. Na verdade, se trata do Windows 10 puramente desenvolvido para todos os tipos de telas, incluindo smartphones.
Seguindo o padrão de sistema unificado, a Microsoft vai substituir o Windows 10 Mobile, que nada mais é do que uma gambiarra bem feita com sincronia ao Windows 10 e seus dispositivos, por um sistema completamente puro e único.
Tiles maiores e mais personalização
No vídeo é possível identificar um novo tamanho de tile gigante que cobre o espaço de quatro tiles médias. Nas configurações da tile, que podem ser feitas na própria tela inicial, será possível escolher entre Tile Fixa ou Tile animada, excluir aplicativo, reduzir o tamanho entre pequena, média ou grande e ainda tem atalhos para compartilhar e avaliar o aplicativo na loja.
Nova Central de Ações
Seguindo a estrutura da Central de ações do Windows 10, nos smartphones não será diferente.
No vídeo, é possível identificar que os controles de ações passarão para a parte inferior da tela, enquanto as notificações ficam na parte superior, seguindo até o final do display.
Também é possível identificar mais notificações interativas, como notificações em vídeo.
Continuum 2.0
Outro ponto importante que devemos ressaltar ao assistir o vídeo, é a presença de uma nova versão do Continuum.
Agora será possível modificar a tela inicial no próprio Continuum, surtindo efeito também no smartphone. Funções de Multi-tarefa foram aprimoradas.
Disponibilidade da nova versão do Windows 10 Mobile
A disponibilidade vocês já conhecem! Quem é fã da Microsoft sabe que tudo é mantido em sigilo pelo maior tempo possível, até que as coisas comecem à vazar e chegar ao público.
Infelizmente nem nós, nem o pessoal do Windows Central, muito menos o pessoal da NASA sabem quando esta versão virá à tona. É bem provável que ainda este ano, ou com a chegada do possível Surface Phone.
A questão é que o sistema é real e chegará para os usuários. Lembrando que a Microsoft já trabalha em modificações para o Windows 10 Mobile que ainda não vieram para o público geral.
E você leitor, o que achou das mudanças?