A plataforma Windows é um dos sistemas operacionais mais reconhecidos pelo público. Presente em boa parte dos eletrônicos como desktops, notebooks e tablets, o sistema recebe novas versões gradativamente e com isso, a chegada de novos recursos e melhorias. A versão liberada recentemente pela Microsoft é o Windows 10, entretanto, a adesão por antigos usuários não foi o esperado.
Mesmo que a empresa de Redmond se empenhe em trazer mais usuários (mesmo que de forma quase forçada) para a última versão do Windows, a taxa de downgrades para as versões anteriores é grande. Caso você seja um usuário de Windows 7, 8 ou 8.1, separamos dez motivos para você migrar para o Windows 10 o quanto antes:
- Participação no mercadoA marca Windows tem uma grande influência no mercado a anos. Sendo assim, as fabricantes de dispositivos como computadores e tablets, optam pela pré-instalação de versões do sistema da Microsoft em suas máquinas. Caso queira adquirir um novo computador, saiba que ele tem grandes chances de vir com o Windows 10. A Microsoft tem um vasta lista de OEM’s – fabricantes que utilizam o sistema em seus produtos.
-
Ecossistema reformuladoAssim como o Windows 8, seu antecessor, o Windows 10 trouxe diversas modificações ao sistema. Ao começar pela Tela Iniciar que foi substituida por menu similar a Iniciar do Windows 7. A Microsoft também implantou melhorias na Central de Ações que pode ser acessada facilmente pela barra de notificações. Um novo modo foi adicionado para facilitar e melhorar o uso em telas touch, bastando ir para o Modo Tablet. Boa parte dos aplicativos e programas foram remodelados, incluindo aplicativos simples como a Calculadora, Email e Mapas, até mesmo, as Configurações do Windows e Loja.
-
Performance melhoradaÉ natural de um sistema passar por modificações em sua estrutura e ficar mais ‘pesado’, afetando diretamente em seu rendimento. No caso do Windows 10 esse fator pode te surpreender, já que a versão deve rodar melhor em antigos computadores. Isso se deve graças a modificações implementadas no gerenciamento de RAM, além de melhorias realizadas no gasto de memória dos aplicativos e programas. Vale lembrar que o rendimento e performance vai variar de máquina para máquina, uma vez que as configurações de hardware são diferentes
-
Apps UniversaisA chegada dos UWP (Universal Windows Plataform), garantem um mundo de aplicativos para você. Os aplicativos universais são aplicações projetadas que se integram a qualquer dispositivo rodando Windows. Sendo assim, você pode ter a mesma experiência que um App Universal traz em um PC, no seu tablet ou telefone. A UWP também traz melhorias em questão de desempenho dos apps, trazendo aplicativos cada vez mais leves, dinâmicos e rápidos. Projetos como o Centennial e o Bridge iOS, trazem a possibilidade de portar aplicativos e jogos de outros plataformas.
-
Melhor integração com Xbox e Windows 10 MobileO Windows 10 passou a ser um serviço de uma plataforma compatível com diversos outros dispositivos. Sendo assim, o sistema ganhou a universalidade, chegando em dispositovs como telefones com Windows Phone, consoles Xbox, tablets e também, o Microsoft Hololens. Nos telefones com Windows 10 Mobile e Xbox One, o sistema tem uma diversa integridade, dividindo recursos interessantes como a sincronização de configurações, streaming de jogos do One, e suporte aos UWP. Com a próxima atualização prevista para ser liberada em Julho deste ano, será possível usar a Cortana para receber mensagens, notificações e chamadas de seu telefone, diretamente da tela de seu computador ou tablet.
-
Atualizações cumulativas são frequentesNo Windows 10, as atualizações cumulativas são mais comuns que o normal. Atualizações cumulativas são aquelas trazem pequenas correções de bugs e mudanças mínimas no sistema. Tenha em mente, que um sistema sempre atualizado, traz mais segurança que versões anteriores descontinuadas. A última versão do Windows a ser tornar obsoleta, foi o Windows XP.
-
CortanaA Cortana é uma assistente pessoal que te auxilia em diversas atividades relacionadas ao sistema. A personagem de Halo permite uma interação entre o usuário, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz. Com ela o usuário pode fazer perguntas, pesquisar na web, encontrar as coisas no seu PC, manter o controle de seu calendário e outras tarefas, tudo através de uma conversa direta com o dispositivo. Infelizmente, a Cortana ainda não se encotra disponível para usuários brasileiros. Entretanto, a assistente pessoal deve chegar na próxima grande atualização do sistema.
-
Serviços da Microsoft funcionam melhorA Microsoft oferece diversos serviços como a suíte de produtividade Office, Outlook, OneDrive e Skype. No Windows 10 você consegue aproveitar ao máximo esses serviços. A maioria se encontra disponível como aplicativos universais, o que garante a compatibilidade com outros dispositivos com Windows 10.
-
Atualização gratuitaNo dia de lançamento do Windows 10, a Microsoft disponibilizou o download da nova versão gratuitamente para usuários do Windows 7, 8.1 e Windows Phone 8.1. O upgrade gratuito tem a validade de um ano após a data de lançamento, isso é, até dia 29 de julho deste ano. Caso você já tenha atualizado e retorne a uma versão anterior do sistema após o período de gratuidade, você precisará adquirir uma nova cópia do sistema.
-
O Anniversary Update vem aí!O Windows 10 receberá em Julho, uma nova grande atualização, o Anniversary Update. A Atualização marca o aniversário do sistema e irá trazer novidades como uma nova Central de Ações totalmente reformulada, uma Cortana mais inteligente, e a chegada de incríveis jogos utilizando o poder do DirectX 12. Para conferir, alguma das novidades previstas para este update, clique aqui (em inglês).
Deseja instalar o Windows 10 agora?
Se você decidiu instalar o Windows 10, prepare sua máquina seguindo os passos descritos abaixo:
1: Verifique as especificações técnicas para rodar o sistema: Rodar o Windows 10 pode prezar um pouco de sua máquina, confira antes de atualizar se seu dispositivo está apto a rodar a versão. Você pode fazer isso indo ao app ‘Get Windows 10’ que se encontra de sua barra de notificações, ou comparar as especificações. As especificações técnicas para rodar o Windows 10 são:
- Ter o Windows 7 SP1 ou o Windows 8.1 Update rodando;
- Processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido ou SoC;
- Ter no mínimo 1GB de RAM para a versão 32 bits ou 2 GB para 64 bits;
- Ter espaço livre no disco rígido de 16 GB para versões 32 bits e 20 GB para versões 64 bits;
- Placa gráfica DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0;
- Uma tela de mínimo 1024 x 600 pixels de resolução.
Também é importante verificar com sua fabricante, se existem drivers do Windows 10 disponível para seus componentes. Geralmente, essas informações ficam no site da fabricante ou em serviços de atendimento ao cliente.
2: Windows Update: a atualização pode ser baixada através do Windows Update, ferramenta nativa do Windows e pode ser encontrada no Painel de Controle. Você pode também, baixar e utilizar uma ISO do Windows 10 para instalar em um ou mais computadores. Você pode baixar os arquivos ISO, acessando este link. Atente-se para qual versão estará baixando. As versões 32 bits são recomendadas para computadores de no mínimo 1GB de RAM e máximo 3GB, enquanto as versões 64 bits são recomendadas para máquinas com 4GB de RAM mínimos.
3: Preparar a instalação: Esse passo pode ser considerado o mais demorado de todos. Nele, o sistema irá preparar os arquivos baixados e instalá-los em sua máquina. O processo pode levar horas, por isso, é importante tomar alguns cuidados:
- Caso seu dispositivo tenha uma bateria externa, inicie a instalação quando a fonte externa estiver em carga completa. É recomendável a conexão com uma fonte de alimentação durante o processo
- Verifique e salve todos os seus trabalhos antes de realizar o processo. Seu computador irá reiniciar diversas vezes e durante o processo você poderá perder arquivos não salvos.
- Faça um backup com suas configurações e arquivos antes de instalar o sistema.
- Tenha paciência em relação ao progresso. A instalação demora horas e é importante não tentar interromper este processo. Caso ocorra um erro, a própria máquina reiniciará e informará o motivos para a não-conclusão da instalação
Pronto! Agora você pode aproveitar o Windows 10. Caso seja a primeira vez que esteja atualizando para o Windows 10, será possível encontrar atualizações de melhoria e performance, tais como também, a versão 1511 que trouxe modificações leve ao sistema.