More
    - Publicidade -

    10 motivos para migrar para o Windows 10

    A plataforma Windows é um dos sistemas operacionais mais reconhecidos pelo público. Presente em boa parte dos eletrônicos como desktops, notebooks e tablets, o sistema recebe novas versões gradativamente e com isso, a chegada de novos recursos e melhorias. A versão liberada recentemente pela Microsoft é o Windows 10, entretanto, a adesão por antigos usuários não foi o esperado.

    - Publicidade -

    Mesmo que a empresa de Redmond se empenhe em trazer mais usuários (mesmo que de forma quase forçada) para a última versão do Windows, a taxa de downgrades para as versões anteriores é grande. Caso você seja um usuário de Windows 7, 8 ou 8.1, separamos dez motivos para você migrar para o Windows 10 o quanto antes:

    1. Participação no mercadoWindows 10A marca Windows tem uma grande influência no mercado a anos. Sendo assim, as fabricantes de dispositivos como computadores e tablets, optam pela pré-instalação de versões do sistema da Microsoft em suas máquinas. Caso queira adquirir um novo computador, saiba que ele tem grandes chances de vir com o Windows 10. A Microsoft tem um vasta lista de OEM’s – fabricantes que utilizam o sistema em seus produtos.
    2. Ecossistema reformuladoWindows 10Assim como o Windows 8, seu antecessor, o Windows 10 trouxe diversas modificações ao sistema. Ao começar pela Tela Iniciar que foi substituida por menu similar a Iniciar do Windows 7. A Microsoft também implantou melhorias na Central de Ações que pode ser acessada facilmente pela barra de notificações. Um novo modo foi adicionado para facilitar e melhorar o uso em telas touch, bastando ir para o Modo Tablet. Boa parte dos aplicativos e programas foram remodelados, incluindo aplicativos simples como a Calculadora, Email e Mapas, até mesmo, as Configurações do Windows e Loja.
    3. Performance melhoradaWindows 10É natural de um sistema passar por modificações em sua estrutura e ficar mais ‘pesado’, afetando diretamente em seu rendimento. No caso do Windows 10 esse fator pode te surpreender, já que a versão deve rodar melhor em antigos computadores. Isso se deve graças a modificações implementadas no gerenciamento de RAM, além de melhorias realizadas no gasto de memória dos aplicativos e programas. Vale lembrar que o rendimento e performance vai variar de máquina para máquina, uma vez que as configurações de hardware são diferentes
    4. Apps UniversaisWindows 10A chegada dos UWP (Universal Windows Plataform), garantem um mundo de aplicativos para você. Os aplicativos universais são aplicações projetadas que se integram a qualquer dispositivo rodando Windows. Sendo assim, você pode ter a mesma experiência que um App Universal traz em um PC, no seu tablet ou telefone. A UWP também traz melhorias em questão de desempenho dos apps, trazendo aplicativos cada vez mais leves, dinâmicos e rápidos. Projetos como o Centennial e o Bridge iOS, trazem a possibilidade de portar aplicativos e jogos de outros plataformas.
    5. Melhor integração com Xbox e Windows 10 MobileO Windows 10 passou a ser um serviço de uma plataforma compatível com diversos outros dispositivos. Sendo assim, o sistema ganhou a universalidade, chegando em dispositovs como telefones com Windows Phone, consoles Xbox, tablets e também, o Microsoft Hololens. Nos telefones com Windows 10 Mobile e Xbox One, o sistema tem uma diversa integridade, dividindo recursos interessantes como a sincronização de configurações, streaming de jogos do One, e suporte aos UWP. Com a próxima atualização prevista para ser liberada em Julho deste ano, será possível usar a Cortana para receber mensagens, notificações e chamadas de seu telefone, diretamente da tela de seu computador ou tablet.
    6. Atualizações cumulativas são frequentesNo Windows 10, as atualizações cumulativas são mais comuns que o normal. Atualizações cumulativas são aquelas trazem pequenas correções de bugs e mudanças mínimas no sistema. Tenha em mente, que um sistema sempre atualizado, traz mais segurança que versões anteriores descontinuadas. A última versão do Windows a ser tornar obsoleta, foi o Windows XP.
    7. CortanaWindows 10A Cortana é uma assistente pessoal que te auxilia em diversas atividades relacionadas ao sistema. A personagem de Halo permite uma interação entre o usuário, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz. Com ela o usuário pode fazer perguntas, pesquisar na web, encontrar as coisas no seu PC, manter o controle de seu calendário e outras tarefas, tudo através de uma conversa direta com o dispositivo. Infelizmente, a Cortana ainda não se encotra disponível para usuários brasileiros. Entretanto, a assistente pessoal deve chegar na próxima grande atualização do sistema.
    8. Serviços da Microsoft funcionam melhorWindows 10A Microsoft oferece diversos serviços como a suíte de produtividade Office, Outlook, OneDrive e Skype. No Windows 10 você consegue aproveitar ao máximo esses serviços. A maioria se encontra disponível como aplicativos universais, o que garante a compatibilidade com outros dispositivos com Windows 10.
    9. Atualização gratuitaWindows 10No dia de lançamento do Windows 10, a Microsoft disponibilizou o download da nova versão gratuitamente para usuários do Windows 7, 8.1 e Windows Phone 8.1. O upgrade gratuito tem a validade de um ano após a data de lançamento, isso é, até dia 29 de julho deste ano. Caso você já tenha atualizado e retorne a uma versão anterior do sistema após o período de gratuidade, você precisará adquirir uma nova cópia do sistema.
    10. O Anniversary Update vem aí!Windows 10O Windows 10 receberá em Julho, uma nova grande atualização, o Anniversary Update. A Atualização marca o aniversário do sistema e irá trazer novidades como uma nova Central de Ações totalmente reformulada, uma Cortana mais inteligente, e a chegada de incríveis jogos utilizando o poder do DirectX 12. Para conferir, alguma das novidades previstas para este update, clique aqui (em inglês).

    Deseja instalar o Windows 10 agora?

    Se você decidiu instalar o Windows 10, prepare sua máquina seguindo os passos descritos abaixo:

    1: Verifique as especificações técnicas para rodar o sistema: Rodar o Windows 10 pode prezar um pouco de sua máquina, confira antes de atualizar se seu dispositivo está apto a rodar a versão. Você pode fazer isso indo ao app ‘Get Windows 10’ que se encontra de sua barra de notificações, ou comparar as especificações. As especificações técnicas para rodar o Windows 10 são:

    • Ter o Windows 7 SP1 ou o Windows 8.1 Update rodando;
    • Processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido ou SoC;
    • Ter no mínimo 1GB de RAM para a versão 32 bits ou 2 GB para 64 bits;
    • Ter espaço livre no disco rígido de 16 GB para versões 32 bits e 20 GB para  versões 64 bits;
    • Placa gráfica DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0;
    • Uma tela de mínimo 1024 x 600 pixels de resolução.

    Também é importante verificar com sua fabricante, se existem drivers do Windows 10 disponível para seus componentes. Geralmente, essas informações ficam no site da fabricante ou em serviços de atendimento ao cliente.

    2: Windows Update: a atualização pode ser baixada através do Windows Update, ferramenta nativa do Windows e pode ser encontrada no Painel de Controle. Você pode também, baixar e utilizar uma ISO do Windows 10 para instalar em um ou mais computadores. Você pode baixar os arquivos ISO, acessando este link. Atente-se para qual versão estará baixando. As versões 32 bits são recomendadas para computadores de no mínimo 1GB de RAM e máximo 3GB, enquanto as versões 64 bits são recomendadas para máquinas com 4GB de RAM mínimos.

    3: Preparar a instalação: Esse passo pode ser considerado o mais demorado de todos. Nele, o sistema irá preparar os arquivos baixados e instalá-los em sua máquina. O processo pode levar horas, por isso, é importante tomar alguns cuidados:

    • Caso seu dispositivo tenha uma bateria externa, inicie a instalação quando a fonte externa estiver em carga completa. É recomendável a conexão com uma fonte de alimentação durante o processo
    • Verifique e salve todos os seus trabalhos antes de realizar o processo. Seu computador irá reiniciar diversas vezes e durante o processo você poderá perder arquivos não salvos.
    • Faça um backup com suas configurações e arquivos antes de instalar o sistema.
    • Tenha paciência em relação ao progresso. A instalação demora horas e é importante não tentar interromper este processo. Caso ocorra um erro, a própria máquina reiniciará e informará o motivos para a não-conclusão da instalação

    Pronto! Agora você pode aproveitar o Windows 10. Caso seja a primeira vez que esteja atualizando para o Windows 10, será possível encontrar atualizações de melhoria e performance, tais como também, a versão 1511 que trouxe modificações leve ao sistema.

    - Publicidade -

    Cadastre-se
    e receba notícias