Diferente de tudo o que você tenha visto sobre robôs, SALTO é um robô simples, pequeno e econômico, mas que pode realizar um grande trabalho. A invenção, criada por Duncan Haldane, do laboratório de Micro-sistemas Biomiméticos da Universidade da Califórnia em Berkeley, tem como finalidade ser utilizado para ações que exigem velocidade e em até missões de busca e salvamento, pulando sobre escombros e outros obstáculos.
O robô tem autonomia para saltos de até 1 metro, sendo possível torná-los subsequentes, isto é, algo semelhante ao Parkour.
O nome SALTO não faz jus somente à principal ação do robô, tendo como significado “Locomoção Saltatorial sobre os obstáculos do terreno”. “Saltatorial” é uma palavra usada pelos biólogos para se referirem a animais, especialmente insetos, que têm os membros especializados para saltar.
No vídeo que exibe o desenvolvimento do robô, o responsável pelo projeto mostra como estudou os movimentos de SALTO se baseando na própria natureza para que o robô realize movimentos semelhantes a animais.